Notícias

SINDOJUS-GO realiza encontro sobre profissionalização da comunicação em ambiente digital

SINDOJUS-GO realiza encontro sobre profissionalização da comunicação em ambiente digital - Sindojus-GO


O ato de comunicar busca conquistar o objetivo de passar a mensagem para o interlocutor e ele compreender a mensagem que você transmitiu; e vice e versa. Para possibilitar uma comunicação cada vez mais adequada em meio aos desafios emergentes trazidos pelas inovações tecnológicas e mudanças de comportamento da sociedade devido à pandemia e a evolução natural das coisas, é importante buscar a sua referência de qualidade que você deseja alcançar.

Pensando assim, a diretoria e colaboradores do SINDOJUS-GO participaram de um bate papo sobre a relação entre a comunicação e profissionalização e utilização de plataformas da comunicação em tempos de encontros remotos e adaptação aos avanços tecnológicos.

O encontro virtual foi conduzido por Gleidson Reis Lopes, Técnico em administração, Relações Públicas e Gestor Estratégico da Comunicação Organizacional, que contou com a participação de Moizés Bentos dos Reis; Presidente; Eleandro Alves de Almeida, Vice-presidente e Diretor Jurídico; Carolina Rosa Santos, Secretária Geral e Diretora do Núcleo de Assuntos Sindicais; José Moizaniel Formiga Dias; Diretor Financeiro e Administrativo, Jannaína Patrícia Pereira, Diretora de Núcleo de Aposentados, Esporte e Lazer; Gleidson Emanuel de Araújo, Advogado; as secretárias Janaine Cavalcante de Oliveira e Nubia.


A Comunicação Social possui um leque imenso de possibilidades, analógicas e digitais, de atuação que vão além das Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade. Antes, tínhamos a liberdade e a segurança de nos expor menos. Ao viajar, deixávamos as luzes das casas acesas. Fechávamos as cortinas para que o vizinho não soubesse como era o seu lar por dentro. Hoje, nos permitimos fotografar e postar nas redes sociais nossos momentos íntimos dentro da casa e informamos o horário e o local exato de onde estamos, afirmando que nossa casa está vazia (independentemente se as luzes da casa estão acesas ou apagadas). Nossos álbuns de fotografias e vídeos agora estão na internet e quem vê tem uma noção quase exata sobre nossas rotinas e investimentos.

Qual ambiente você se encontra neste momento? Qual plataforma que você se encontra? Profissional, despojado, real ou virtual? O que pode ou que não pode fazer agora? Nossos personagens ficaram em apuros. Não há mais tempo de colocar a máscara e trocar a capa. A diferença entre meu personagem pessoal e o meu profissional está cada vez menos acentuada.

Durante a transmissão de uma mensagem, existem elementos que podem ou não permitir com que você alcance sua meta. Alguns elementos se transformam em suportes que trarão à sua fala um favorecimento à comunicação. Estes são positivos. Outros elementos podem se tornar ruídos.

Hoje, as tecnologias e plataformas de comunicação estão cada vez mais próximas do ambiente pessoal. Mas, estão todos aptos a utilizá-las? Quando estamos dentro de nossas casas, temos o desafio de utilizar os equipamentos tecnológicos de maneira consciente na busca de equilibrar a vida pessoal com a profissional. A etapa agora é decifrar os elementos, dentro do ambiente, que podem ser considerados tanto suportes como ruídos da comunicação; e assim, realizar um trabalho digno de transmitir a mensagem e evitar pequenos deslizes. Ambiente: luz, som, cenário; Tecnologia: qualidade do aparelho, enquadramento, internet, domínio; Comportamento: roupas, gestos, ações, intervenções, conduta, reações, hábitos; Planejamento: roteiro, tempo de fala, mediador, tempo total de reunião, foco.

É importante também buscar capacitações que vão ao encontro desse tema como “Oratória e Retórica”, “Comunicação não violenta”, “inteligência emocional”, “tecnologias”. Saber utilizar linguagem adequada, ouvir, perguntar, ter sinergia e sintonia, alinhar o discurso com o interlocutor e considerar a importância de dados como metas e prazos.

O que qualifica sua comunicação não é o excesso de plasticidade. Mas, é importante saber qual o nível de profissionalismo deseja alcançar. Os profissionais de comunicação estão à disposição para apresentar soluções impecáveis para que você esteja devidamente alinhado para sair bem nas fotos e nos vídeos. 

Enquanto você for o diretor de arte da sua própria vida, neste momento em que todos nós temos “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, preze pelo bom senso, autoconsciência e sorria, pois você está sendo filmado.


Voltar